Anostomidae

Os Anostomidae Günther, 1864

Algumas características da família Anostomidae estão indicadas na figura acima.

A família Anostomidae é facilmente distinguida dos demais Characiformes na região dos tabuleiros por conta do formato peculiar dos dentes, irregulares, com bordo cortante, em número de três a quatro em cada arcada (Garavello & Britski, 2003). Os dentes fortes e ásperos lhes permitem ingerir alimentos duros, como sementes e ainda cortar folhas. O corpo fusiforme, característico de peixes bons nadadores, as escamas grandes sobre o corpo, a nadadeira adiposa sempre presente facilitam seu reconhecimento.

São peixes exclusivos dos ambientes de água doce, os adultos vivem nos grandes rios, nadando nas corredeiras, e muitas espécies são migradoras, percorrendo longas distâncias para se reproduzirem. Os jovens são muito mais coloridos que os adultos e se criam nos riachos, que lhes servem de berçário. São coletivamente chamados de piau, e por serem peixes de tamanho médio a grande, alcançando até 80 centímetros, servem de alimento aos ribeirinhos e tem valor comercial. Ocorrem em diversos sistemas hídricos da região neotropical, distribuídos em 15 gêneros com 158 espécies (Eschmeyer & Fricke, 2019).

Os tabuleiros da Mata Atlântica são povoados por peixes pertencentes a três gêneros da família Anostomidae: Megaleporinus, Leporinus e Hypomasticus.


CHAVE DE ANOSTOMIDAE