Trichomycterus alternatus (Eigenmann, 1917)
Algumas características da espécie Trichomycterus alternatus estão indicadas na figura acima.
Olhos moderados, 16- 22% (média 19%) no comprimento da cabeça; Poros cefálicos S6 assimétricos, separados, próximos entre si ou mesmo uma única abertura ímpar, um poro visível no topo da cabeça na altura dos olhos. Placa opercular com 15 a 23 odontóides. Odontóides interoperculares 23 a 40. Nadadeira peitoral com 7 raios ramificados (Reis & de Pinna., 2019). Filamento peitoral proporcionalmente curto, menos de 20% no comprimento da peitoral. Pedúnculo caudal baixo, 8,5 a 10% (em média 9%) no comprimento padrão.
Trichomycterus alternatus foi descrito para o rio Doce, na cidade de Rio Doce, Minas Gerais (Eigenmann, 1917; Reis & de Pinna., 2019). É frequente e abundante em riachos no médio e alto rio Doce entre Governador Valadares e Suaçuí, na zona de transição entre a floresta de tabuleiro e as feições de cerrado na serra do Espinhaço. Não há registro de sintopia com a espécie geograficamente mais próxima no baixo Doce, na sub-bacia do rio São José e barra Seca, região habitada por Trichomycterus pradensis.
Numerosos novos nomes de espécies foram propostos para o que conhecemos como Trichomycterus alternatus (e.g. T. caudofasciatus Alencar & Costa 2004; T.gasparinii Barbosa 2013; T. longibarbatus Costa 1992; T. mimosensis Barbosa 2013; T. pantherinus Alencar & Costa 2004). A validade e delimitação destas espécies com registro para o vale do rio Doce e sul do Espirito Santo tem sido investigada (Volpi, 2017; Reis & de Pinna, 2019).
A espécie Trichomycterus alternatus é uma das três representante do gênero Trichomycterus da família Trichomycteridae nas regiões dos tabuleiros.
hr>