Glanidium botocudo

Glanidium botocudo Sarmento-Soares & Martins-Pinheiro, 2013


Algumas características da espécie Glanidium botocudo estão indicadas na figura acima.

Peixes Glanidium botocudo se diferenciam dos demais Auchenipteridae nos rios dos tabuleiros pela nadadeira anal curta, com menos de 8 raios ramificados, e ainda pelas características da nadadeira nala modificada em machos sexualmente maduros.

A fêmea possui a nadadeira indiferenciada, como a de indivíduos imaturos. O macho quando atinge a maturação, tem sua nadadeira anal modificada em um condutor de esperma, para fertilização interna da fêmea, uma situação pouco comum em bagres.

Em Glanidium botocudo os raios da nadadeira anal de machos sexualmente maduros orientados posteriormente, em posição quase paralela ao eixo longitudinal do corpo. Papila urogenital de machos sexualmente maduros emergindo a partir de dobra de pele, junto a origem da nadadeira anal.

Possuem olhos pequenos menos de 20% no comprimento da cabeça; dentículos retrorsos na margem anterior do espinho da nadadeira peitoral e coloração do corpo clara, com pequenas máculas, o que lhes rendeu o nome popular de pacu branco nas cabeceiras do rio Doce.

São peixes de tamanho médio a grande, alcançando cerca de 90 mm de comprimento padrão.

Difere da espécie do rio São Francisco, Glanidium albescens, pelo tamanho relativamente menor dos indivíduos adultos, 80 a 90 mm de comprimento padrão (versus. 95 a 120 mm de comprimento em G. albescens) e ainda quanto à proporções corporais.

Ocorrem nos rios Doce e Mucuri, com registros para Minas Gerais e Bahia.

Habitam o leito profundo, vivendo na calha central de grandes rios, entrando em atividade pelo crepúsculo e a noite. Apresentam hábitos alimentares invertívoros, consumindo uma grande variedade de insetos, especialmente estágios larvais aquáticos.

São pouco conhecidos da população em geral e por serem naturalmente pouco abundantes e frequentes acabam não são utilizados como alimento pela população ribeirinha.

A espécie Glanidium botocudo é a única representante do gênero Glanidium da família Auchenipteridae nas regiões dos tabuleiros.


.