Ituglanis cahyensis

Ituglanis cahyensis Sarmento-Soares, Martins-Pinheiro, Aranda & Chamon 2006

Algumas características da espécie Ituglanis cahyensis estão indicadas na figura acima.

Ituglanis cahyensis inclui peixes com uma nadadeira dorsal, deslocada posteriormente, na vertical da nadadeira anal, o que facilmente os distingue de juvenis de Trichomycterus, peixes que podem ocorrer no mesmo biótopo que Ituglanis cahyensis mas que possuem a nadadeira dorsal a frente da posição da nadadeira anal. A cabeça curvada para baixo (vs. reta em Trichomycterus) também visualmente ajuda a separar esses peixes.
Ituglanis cahyensis possui 4 raios ramificados nas nadadeiras peitorais. Pélvicas com 3 raios ramificados. Distingue-se ainda quanto a proporções corporais, como os barbilhões nasal, maxilar e rictal alongados, em média 14 a 15% no comprimento padrão; e o pequeno diâmetro ocular, 7 a 8 % no comprimento da cabeça. São peixes pequenos, que não ultrapassam os 50 mm de comprimento padrão, e são habitantes de riachos de correnteza moderada e fundo arenoso ou com pedrinhas.

Ituglanis cahyensis ocorre nas drenagens costeiras do norte do Espírito Santo, onde ainda há populações viventes na bacia do rio Itaúnas. No extremo sul da Bahia se encontram populações bem estabelecidas, especialmente nas vilas de Cumuruxatiba e Trancoso, lugares que representam oásis para a proteção da vida aquática. Os registros da espécie atualmente se estendem do rio Itaúnas até o rio Buranhém.

No passado Ituglanis cahyensis possivelmente habitava toda a planície costeira do norte do Espírito Santo, pois há registros históricos tanto para o rio Itaúnas, como para a drenagem do rio São José, bacia do rio Doce. No vale do Rio Doce, apesar dos esforços empreendidos, essa espécie não foi mais encontrada. Os baixos vales do rio Doce e rio São Mateus encontram-se amplamente desflorestados, e as espécies de peixes de riacho que ali habitavam possivelmente desapareceram.

Ituglanis cahyensis está ameaçada de extinção, categorizada como Em Perigo- EN, na lista nacional (MMA, 2018) e em lista estadual (BA).

A espécie Ituglanis cahyensis é a única representante do gênero Ituglanis da família Trichomycteridae nas regiões dos tabuleiros.