Algumas características da família Auchenipteridae, são ilustradas na figura acima.
Os Auchenipteridae são uma das poucas famílias de peixes Siluriformes capazes de realizar fertilização interna. A modificação da nadadeira anal de machos sexualmente maduros em um condutor de esperma é uma das características mais marcantes deste grupo.
São peixes geralmente de hábitos crepusculares a noturnos e muitas formas têm hábitos associados ao fundo (demersais), sendo encontrados no leito profundo de rios e lagos.
Poucas espécies de bagres de água doce frequentam áreas estuarinas, mas entre os auchenipterídeos na Mata Atlântica de tabuleiros há uma espécie comumente encontrada em águas salobras: Pseudauchenipterus affinis. Estes bagres chegam a ser capturados em áreas estuarinas junto com espécies do bagre marinho Genidens genidens, junto a desembocadura de grandes rios, e não raro, há confusão no reconhecimento destes bagres de água doce e salgada.
Pseudauchenipterus affinis pode facilmente ser distinguida das espécies marinhas de Ariidae por possuir as narinas anterior e posterior afastadas entre si (versus narinas muito próximas entre si em Auchenipteridae).
A espécie mais comum na Mata Atlântica Nordeste é o Judeu, Parauchenipterus striatulus, comum em lagoas marginais e rios de correnteza fraca. Na Mata Atlântica de tabuleiros são reconhecidos três gêneros com uma espécie cada.
Os tabuleiros da Mata Atlântica são povoados por peixes pertencentes a três gênero da família Auchenipteridae: Glanidium, Pseudauchenipterus e Trachelyopterus.