Characidium cricarense Malanski et al., 2019
Algumas características da espécie Characidium cricarense estão indicadas na figura acima.
Istmo e peito nus, desprovido de escamas. 5 a 7 escamas entre anus e nadadeira anal. Faixa lateral ao longo do corpo estreita ou esmaecida, largura 0,5 escama. Nadadeira caudal geralmente com área escura, formando o desenho de “3”.
Characidium cricarense habita as cabeceiras dos rios que drenam o leste de Minas Gerais e deságuam no norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. As maiores altitudes onde a espécie é encontrada correspondem ao vale do rio Mucuri, em Teófilo Otoni- MG, onde foi captura da a 340 m de altitude. Ocupa as terras baixas dos tabuleiros o norte do rio Doce, em Linhares e Sooretama até o rio Santo Antônio, em Porto Seguro.
Vivem em águas de correnteza moderada a fraca, em ambientes de riacho, onde formam agregados de poucos indivíduos (Malanski et al. 2019). Ocupam ambientes de leito de areia, pedrinhas ou cascalho, nadando na contra corrente e ancorando-se nas pedras.
A espécie Characidium cricarense é a uma das quatro espécies representante do gênero Characidium da família Crenuchidae nas regiões dos tabuleiros.