Cichla kelberi Kullander & Ferreira 2006
Algumas características da espécie Cichla kelberi estão indicadas na figura acima.
Corpo alongado, falcado. Ramo superior da linha lateral com 40 a 56 escamas. Ramo inferior da linha lateral com 30 a 44 escamas perfuradas. Nadadeira anal com 8 a 12 raios ramificados.
Distinguida das demais espécies de Cichla pela presença de pequenas manchas claras nas nadadeiras pélvica e anal em indivíduos adultos. Lobo caudal inferior com áreas escuras e manchas claras (Kullander, Ferreira, 2006).
Peixes de corpo alongado, mandíbula prognata, nadadeiras dorsal, pélvica e anal escamadas em peixes adultos. Nadadeira caudal escamada e emarginada em formato.
São naturais do Rio Araguaia e drenagem do baixo rio Tocantins. Foram translocados para diversos rios do país. Chegaram ao rio Doce para povoar represas e tanques de cultivo em Minas Gerais.
Inclui peixes piscívoros de grande porte. Sua presença pode implicar em severos impactos as populações naturais de pequenos peixes de riacho da floresta de tabuleiros.
A espécie introduzida Cichla kelberi é a única representante do gênero Cichla da família Cichlidae nas regiões dos tabuleiros.