Os Cichliformes
Os peixes da ordem Cichliformes formam um grupo natural, reconhecido recentemente através de estudos morfológicos e integrativos, incluindo análises moleculares (Betancur-R. et al. 2013, Mirande 2017, Betancur-R. et al. 2017, Ilves et al. 2018).
Abrigam duas famílias, que até recentemente estavam incluídas dentro da taxonomicamente conflitiva ordem Perciformes: Cichlidae e Pholidichthyidae. A família Pholidichthyidae é monotípica, enquanto a família Cichlidae abriga 1711 espécies (Fricke et al. 2018) distribuídas em água doce e estuários da América do Sul, América central e América do norte. Habitam ainda a África, vale do rio Jordão, Madagascar, Irã, sul da Índia e Sri Lanka (Kullander
2003).
Os peixes da família Cichlidae incluem o mais diversificado agrupamento de peixes não ostariofíseos a habitar as águas doces do planeta. Os ostariofiseos por sua vez compõem a superordem Ostariophysi – ordens com registro para a região neotropical incluem Characiformes, Siluriformes e Gymnotiformes.
Nos tabuleiros da Mata Atlântica encontramos apenas espécies da família Cichlidae, pertencentes a subordem dos Congroidei.