Algumas características da família Crenuchidae são ilustradas na figura acima.
Characidium é o mais especioso gênero da família Crenuchidae, e o único com registro para os rios da Mata Atlântica de tabuleiros. Nos últimos dez anos estudos ictiológicos no Espírito Santo e Bahia vem permitindo o reconhecimento de novas espécies em Characidium (Malanski et al., 2019).
A floresta de tabuleiro é habitada por cinco distintas espécies de Characidium.
Characidium regionalmente inclui peixes de tamanho pequeno, não ultrapassando 80 milímetros de comprimento padrão, em geral com uma faixa escura lateral visível e barras verticais irregulares, muitas vezes pouco evidentes. Em geral possuem uma conspícua mancha basicaudal. O colorido entre jovens e adultos é variável e pode confundir a identificação da espécie.
A boca sub-inferior aproximadamente reta contém delicados dentes cuspidados, aproximadamente simétricos, que lhes permite uma alimentação perifitívora.
São peixes de natação ativa, habitando águas de correnteza moderada a rápida e fundo pedregoso dos riachos. São peixes sem importância comercial, não aproveitados como fonte de alimento, e raramente são encontrados na aquariofilia, como espécie ornamental.
Os tabuleiros da Mata Atlântica possui apenas um gênero da família Crenuchidae: Characidium.