Genidens genidens

Genidens genidens (Cuvier, 1829)

Algumas características da espécie Genidens genidens estão indicadas na figura acima.

São diferenciados de outros bagres nos estuários pelas placas dentígeras acessórias, agregadas em duas projeções carnosas salientes, nas laterais da cavidade bucal, com dentes viliformes ou cônicos. Nesses bagres o processo cleitral posterior, junto a base do espinho da nadadeira peitoral, é alongado.(Figueiredo & Menezes, 1978).

Corresponde a um peixe muito comum no nosso litoral, adentrando estuários de grandes rios e lagoas, para se alimentar. São peixes de hábitos demersais alimentando-se junto ao fundo. Entram em maior atividade a noite. Juvenis formam grandes cardumes em lagoas costeiras e estuários. Podem adentrar rio acima por quilômetros, tolerando as variações de salinidade. Junto a foz do rio Doce Genidens genidens é a espécie mais comum.

Apesar de muito comuns, não são apreciados como alimento. Muito conhecidos dos pescadores, pois costumam beliscar o anzol, roubando a isca. Em comunidades ribeirinhas são filetados e picados, para remover os fortes espinhos, e aproveitados para o preparo de bolinhos de peixe.

A espécie Genidens genidens é a única representante do gênero Genidens da família Ariidae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email