Heptapteridae

Os Heptapteridae (Bagrinhos, mandis e jundiás)

Algumas características da família Heptapteridae, são ilustradas na figura acima.

Os peixes da família Heptapteridae correspondem a um dos mais representativos grupos em pequenos corpos d’água, com muitas espécies encontradas em riachos da Mata Atlântica.

Abriga formas peculiares, como o bagrinho Acentronichthys leptos habitante de riachos florestados na baixada litorânea, e sob ameaça de extinção.

O grupo é reconhecido por caracteres anatômicos(Lundberg and McDade 1986; Lundberg et al. 1991; Bockmann 1998), mas externamente podem ser reconhecidos pela pele nua, canal laterosensorial simples, narinas separadas entre si, três pares de barbilhões sensoriais (maxilar, latero-mental e mental), nadadeira adiposa bem desenvolvida, e ainda espinhos pungentes (como aculeos) muitas vezes presente no primeiro raio da nadadeira dorsal e peitorais (Bockmann & Guazelli, 2003).

Muitos peixes heptepterídeos na floresta de tabuleiro necessitam estudos de revisão taxonômica, a exemplo das espécies em Pimelodella e Rhamdia, carecendo de um nome formal para a região onde habitam.

Os tabuleiros da Mata Atlântica são povoados por peixes pertencentes a quatro gêneros da família Heptapteridae: Acentronichthys, Imparfinis, Pimelodella e Rhamdia.


CHAVE DE HEPTAPTERIDAE


Print Friendly, PDF & Email