Hoplerythrinus unitaeniatus (Spix and Agassiz, 1829)
Algumas características da espécie Hoplerythrinus unitaeniatus estão indicadas na figura acima.
São peixes de tamanho moderado a grande, alcançando até 35 cm de comprimento padrão.
O corpo e a cabeça são altos, com altura proporcional superior a observada em Hoplias malabaricus, congênere geograficamente próxima.
Os olhos também são proporcionalmente menores no comprimento da cabeça. A coloração do corpo é castanha na porção latero-dorsal e clara latero-ventralmente. Possuem uma mácula escura negra no bordo superior do opérculo quando adultos.
A nadadeira caudal é arredondada. Dentes cônicos na arcada inferior, no dentário. O osso maxilar também apresenta apenas dentes cônicos (Britski et al., 1988). Para conseguir ver os dentes no maxilar é preciso abrir a boca do peixe e usar iluminação transmitida sob lupa. A dentição no dentário é mais fácil de visualizar.
Hoplerythrinus unitaeniatus são peixes de hábitos alimentares variados, onívoros com tendência a carnivoria, consumindo uma variedade de animais invertebrados, insetos e pequenos peixes. Territorialista e voraz, comportamento comum em peixes Erythrinidae (Britski et al. 1999, Weitzman & Malabarba 1998).
Tem cuidado parental aos filhotes e constroem ninhos em ambientes rasos.
A população local parece reconhecer duas espécies, uma vez que adultos e jovens são diferentes entre si. Em Trancoso os pequenos tem um nome, e os grandes tem outro: marobá.
Hoplerythrinus unitaeniatus é bastante comum em ambientes lênticos, como áreas de várzea e alagados. São resistentes a vida em ambientes com baixa oxigenação como brejos de restinga e muçununga. A bexiga natatória modificada permite a esses peixes utilizar o ar atmosférico para a sua respiração
A espécie Hoplerythrinus unitaeniatus é a única espécie, representante do gênero Hoplerythrinus da família Erythrinidae nas regiões dos tabuleiros.
.