Hoplias malabaricus (Bloch, 1794)
Algumas características da espécie Hoplias malabaricus estão indicadas na figura acima.
São peixes que podem alcançar tamanhos de até 60 cm de comprimento padrão.
São animais de corpo roliço, baixo, com altura proporcional inferior a observada em Hoplerythrinus unitaeniatus, congênere geograficamente próxima.
A coloração do corpo é castanha com manchas esparsas. Barras irregulares podem aparecee nos lados do corpo, podendo formar uma faixa contínua em indivíduos mais jovens. As nadadeiras ímpares tem um padrão vermiculado de colorido. A nadadeira caudal é arredondada. O osso maxilar e o dentário apresentam dentes caninos (Britski et al., 1988). Para conseguir ver os dentes no maxilar é preciso abrir a boca do peixe e usar iluminação transmitida sob lupa. A dentição no dentário é mais fácil de visualizar.
Hoplias malabaricus são peixes predadores de espreita, se ocultando entre a vegetação aquática a espera de presas como peixes, anfíbios e insetos. Vivem em águas paradas, lagos, lagoas, brejos, matas inundadas, e em córregos, geralmente entre as plantas aquáticas. Ambientes rasos de nascentes servem de berçário para esses peixes. Tem importância na pesca, e sua carne é bastante apreciada pelos ribeirinhos.
Embora Hoplias malabaricus seja reconhecida como um complexo de espécies, esta foi avaliada como sendo uma única entidade específica. Entretanto, são necessárias pesquisas taxonômicas que esclareçam a real situação da espécie (MMA, 2018).
A espécie Hoplias malabaricus é a única espécie, representante do gênero Hoplias da família Erythrinidae nas regiões dos tabuleiros, sendo uma espécie bastante comum nesta região.
.