Os Hoplosternum Gill, 1858
Algumas características do gênero Hoplosternum estão indicadas na figura acima.
São peixes de corpo lateralmente comprimido, com cabeça relativamente alta, correspondendo a aproximadamente 75% da largura entre os espinhos das nadadeiras peitorais. Cintura peitoral com ossos coracóides ventralmente expostos. Nadadeira caudal bifurcada e pedúnculo caudal deprimido.
São reconhecidos dentro da subfamília Callichthyinae, compartilhando com Callichthys um focinho deprimido; os barbilhões maxilares longos, geralmente ultrapassando a abertura branquial; o preopérculo revestido por pele. O escudo nucal, que corresponde a área do topo da cabeça próximo a inserção da nadadeira dorsal, é revestido por placas pré dorsais, cobertas por pele. Na boca há dentes no dentário, na arcada inferior, os quais são de difícil visualização, as vezes cobertos por muco. O corpo é revestido por uma fina capa de muco.
O gênero Hoplosternum é um dos três gêneros da família Callichthyidae representante dos representante dos Siluriformes nas regiões dos tabuleiros.
Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica encontramos uma única espécie do gênero Hoplosternum: Hoplosternum littorale.