Hyphessobrycon

Os Hyphessobrycon Durbin in Eigenmann, 1908

Algumas características do gênero Hyphessobrycon estão indicadas na figura acima.

Hyphessobrycon corresponde ao mais especioso gênero na família Characidae, com 144 espécies válidas (Eschmeyer & Fricke 2019).

Diversos tipos morfológicos estão alinhados sob este nome, e muito possivelmente não derivados de uma única linhagem (Géry, 1977).

Diante da já então grande variedade de formas em seu tempo, Géry, 1977 separou as espécies de acordo com o padrão de colorido:
a. espécies sem manchas escuras no corpo;
b. espécies com uma ou duas máculas umerais;
c. espécies com uma mácula caudal;
d. espécies com máculas umeral e caudal;
e. espécies com uma faixa escura que se estende desde a região anterior do corpo, pouco atrás da cabeça, até o pedúnculo caudal;
f. espécies com uma mancha escura na nadadeira dorsal.
Muitos autores subsequentes nortearam novas descrições com base nos padrões de colorido propostos por Géry (Carvalho, 2006).

Na região dos tabuleiros peixes Hyphessobrycon são reconhecidos por possuírem dentes pequenos, cuspidados; numerosos raios na nadadeira anal, entre 18 a 24 raios ramificados e ainda a linha lateral incompleta.

O gênero Hyphessobrycon é um dos oito gêneros da família Characidae representante dos Characiformes nas regiões dos tabuleiros.

Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica se encontra uma espécie e uma espécie potencial nova do gênero Hyphessobrycon: Hyphessobrycon aff. boulengeri e Hyphessobrycon bifasciatus


CHAVE DE HYPHESSOBRYCON


Print Friendly, PDF & Email