Hypostomus sp.n.
Algumas características da espécie potencialmente nova Hypostomus sp.n. estão indicadas na figura acima.
Inclui cascudos encontrados em trechos de cabeceira fluvial. São pouco comuns, e o morfotipo carece de descrição formal. Nesses peixes a região abdominal é lisa, sem odontóides. Cabeça baixa, sem quilhas. Corpo baixo, altura do corpo 14 a 17% no comprimento padrão. Corpo baixo sem quilhas longitudinais. Manchas sobre o corpo grandes, do tamanho da pupila, como na congênere geograficamente próxima, H. scabriceps. Uma mácula entre as membranas interdigitais na nadadeira dorsal, como ilustrado.
Características que ajudam em seu reconhecimento em relação as demais espécies na nas drenagens costeiras são o colorido do corpo com manchas arredondadas aproximadamente iguais ao tamanho da pupila (vs. manchas menores que a pupila em H. affinis); olhos relativamente grandes, aproximadamente 18 a 20% no comprimento da cabeça (vs. olhos proporcionalmente menores, aproximadamente 15 a 18% no comprimento da cabeça em H. scabriceps); 6 placas entre dorsal e adiposa (vs. 7 placas em H. scabriceps).
Ocorrem em rios e riachos com fundo de pedra e correnteza moderada ou forte. Perifitívoros, se ancoram as pedras do leito através da boca em forma de ventosa para raspar a vegetação com seus dentes bífidos e assimétricos.
Hypostomus sp.n. é reconhecido para a sub-bacia dos rios Doce e São Mateus, em trechos de cabeceira.
A espécie potencialmente nova Hypostomus sp.n. é uma das duas representantes do gênero Hypostomus da família Loricariidae nas regiões dos tabuleiros.
.