Metynnis maculatus (Kner, 1858)
Algumas características da espécie Metynnis maculatus estão indicadas na figura acima.
São facilmente identificados dos demais Serrasalmidae na região pelo espinho pre dorsal invertido, a frente da nadadeira dorsal, embutido sob a pele.
São peixes de corpo ovalado, e por serem achatados e altos localmente recebem a denominação de peixe CD. Possuem uma nadadeira adiposa bem desenvolvida, com base mais longa do que a distância entre a dorsal e a adiposa. A nadadeira anal possui entre 35 e 40 raios. O ventre é quilhado a frente da anal, com espinhos enfileirados. Possui uma mancha humeral escura arredondada e manchas menores esmaecidas nos lados do corpo. Podem alcançar 160 milímetros de comprimento padrão (Britski et al., 1999).
Machos e fêmeas são semelhantes entre si, não havendo um dimorfismo sexual pronunciado.
São peixes herbívoros, capazes de triturar sementes com seus dentes achatados e fortes. São apreciados como alimento pela população ribeirinha.
Espécie exótica nos ambientes de tabuleiro, originária do Pantanal e rio Paraguai. Habita lagoas, introduzida no baixo rio Doce e rio Barra seca. Ocupa reservatórios e canais artificiais, em águas lênticas. Sua presença pode ter ocasionado a perda de espécies nativas nos lagos do baixo rio Doce, em função da competição e predação.
A espécie Metynnis maculatus é a única representante do gênero Metynnis da família Serrasalmidae nas regiões dos tabuleiros.
.