Microglanis minutus

Microglanis minutus Ottoni, Mattos & Barbosa 2010

Algumas características da espécie Microglanis minutus estão indicadas na figura acima.

Peixes Microglanis possuem a cabeça larga e achatada. Faixa dentígera do pré-maxilar em arco, sem prolongamento na extremidade.

Os bagrinhos nomeados como Microglanis minutus foram descritos como tendo uma cabeça mais estreita, largura entre 45 a 62% no comprimento da cabeça; nadadeira peitoral com extremidade óssea, com 16 serrilhas antrorsas recurvadas para fora, pequenas, menores que a largura do espinho no bordo anterior e com 7 serrilhas retrorsas, recurvadas para dentro, no bordo posterior do espinho. Extremidade distal do espinho pungente. Pedúnculo caudal com mancha irregular (vs. triangular em M. pataxo) (Ottoni et al. 2010).

Os pequenos e coloridos Microglanis habitam riachos costeiros com águas rasas, de com profundidade inferior a dois metros, no médio vale fluvial, baixada litorânea. Esses peixes são encontrados no terço médio dos rios, em correnteza moderada, águas claras ou escuras cor de chá mate e leito de cascalho e areia. São peixes demersais e exploram o substrato em busca de pequenos insetos que lhes servem de alimento.

Microglanis minutus foi descrita para o rio Barra Seca, no norte do Espírito Santo . A distinção em relação a congênere Microglanis pataxo anteriormente descrita para o extremo sul da Bahia é sutil, uma vez que se baseia em detalhes variáveis, tanto de colorido como de proporções corporais, e não se tem segurança quanto a separação destas, sendo possível tratar-se de um sinônimo junior.

A espécie Microglanis minutus é uma das duas representante do gênero Microglanis da família Pseudopimelodidae nas regiões dos tabuleiros.


Print Friendly, PDF & Email