Os Mimagoniates Regan, 1907
Algumas características do gênero Mimagoniates estão indicadas na figura acima.
Peixes Mimagoniates possuem uma glândula resultante da modificação de alguns raios e escamas da nadadeira caudal (Menezes & Weitzman 1990). Tais escamas alargadas protegem a câmara que abriga o tecido glandular adjacente, produtor de secreção esbranquiçada, que funciona como um ferormônio. Alguns raios da nadadeira caudal podem possuir ganchos, em associação a modificação observada. A glândula caudal se desenvolve em indivíduos machos sexualmente maduros.
A boca tem orientação superior permitindo a esses peixes consumir alimentos que caem na água, como insetos terrestres. A preferência por alimento de origem alóctone (ou seja, alimento externo ao meio aquático) é frequentemente observada em peixes de riacho de ambientes florestais.
O gênero Mimagoniates é um dos oito gêneros da família Characidae representante dos Characiformes nas regiões dos tabuleiros.
Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica são encontradas duas espécies do gênero Mimagoniates: Mimagoniates microlepis e Mimagoniates sylvicola.