Ophichthidae

Os Ophichthidae Günther, 1870


Algumas características da família Ophichthidae estão indicadas na figura acima.

A família Ophichthidae é a única representante dos Anguilliformes nas regiões dos tabuleiros, sendo encontrada próximo a foz dos pequenos riachos que desembocam no Oceano Atlântico. Os peixes Ophichthidae são coletivamente chamados de Caramuru no extremo sul da Bahia.

A família Ophichthidae é marinha, mas algumas espécies ocasionalmente podem entrar em ambientes de água doce. Ocorre nos oceanos tropicais e temperados quentes. Compreende 52 gêneros com 250 espécies (Eschmeyer & Fricke, 2019). Os estágios larvais de peixes desta família são nomeados de larva lepidocéfala, vivem no plancton, e experimentam metamorfose no seu desenvolvimento. As larvas são alongadas com tamanho que não chega a 100 mm. Possuem no mínimo duas voltas no intestino, fígado dividido em dois ou três lóbulos com uma vesícula gasosa presente no último lóbulo. Uma característica importante é que o nefros termina até 15 miômeros antes do ânus (http://www.intranet.biologia.ufrj.br).

Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica foram encontrados três gêneros pertencentes a família Ophichthidae: Ahlia, Myrophis e Ophichthus.


CHAVE DE OPHICHTHIDAE


Print Friendly, PDF & Email