Otothyris travassosi

Otothyris travassosi Garavello, Britski and Schaefer, 1998

Algumas características da espécie Otothyris travassosi estão indicadas na figura acima.

Possuem doze raios ramificados na nadadeira caudal, diferindo de outros cascudinhos na região como Parotocinclus, que possuem 14 raios na caudal. Nadadeira adiposa ausente. Odontóides na região postero-dorsal da cabeça dispostos em três fileiras destacadas em relevo na parte posterior da cabeça.

Peixes pequenos, com tamanho médio de 20 mm de comprimento padrão. Indivíduos grandes, com tamanho de 30 mm, se assemelham superficialmente a Pseudotothyris, um grupo de cascudinhos que não ocorre nos rios de Tabuleiro.

O cascudinho Otothyris travassosi vive em ambientes da baixada litorânea, em riachos de correnteza fraca, ocultando-se sob a vegetação ciliar, e ali se alimenta raspando algas perifíticas e microorganismos aderidos a substratos variados, como rochas, troncos e vegetais submersos. É encontrado em áreas florestadas em ambientes sombreados e de águas ácidas.

A espécie Otothyris travassosi é uma das duas representantes do gênero Otothyris da família Loricariidae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email