Parotocinclus doceanus (Miranda Ribeiro, 1918)
Algumas características da espécie Parotocinclus doceanus estão indicadas na figura acima.
Superfície ventral da cintura peitoral exposta (com odontóides sobre a pele pelo menos parcialmente). Catorze raios ramificados na nadadeira caudal. Nadadeira adiposa presente. Odontóides na região postero-dorsal da cabeça irregularmente dispostos, sem áreas concentradas.
São cascudinhos com olhos grandes, 18 a 22% no comprimento da cabeça. 23 a 24 placas longitudinais, ao longo da linha lateral. Corpo esguio, largura do corpo 20 a 23% no comprimento padrão. Abdome revestido por pequenas placas regulares. O abdome com placas é a condição mais comum nos cascudinhos Parotocinclus dos rios da mata atlântica.
São pequenos peixes herbívoros que vivem aderidos a vegetação marginal dos riachos, ocultando-se sob a vegetação ripária. Encontrados em riachos de água clara, com vegetação aquática moderada a abundante. Vivem em rios de fundo de areia e pedrinhas, em trechos de correnteza moderada.
O cascudinho Parotocinclus doceanus foi registrado para trechos rápidos de riachos nas bacias dos rios Doce, São Mateus, Itaúnas e Mucuri, entre o Espírito Santo, leste de Minas Gerais e o extremo sul da Bahia.
O gênero Parotocinclus doceanus é um dos peixes nomeados como cascudinhos, por seu pequeno tamanho, entre 20 e 40 mm de comprimento padrão.
A espécie Parotocinclus doceanus é uma das duas representantes do gênero Parotocinclus da família Loricariidae nas regiões dos tabuleiros.
.