Pimelodella aff. vitatta

Pimelodella aff. vitatta

Algumas características da potencial espécie nova Pimelodella aff. vitatta estão indicadas na figura acima.

Peixes de corpo alongado, olhos grandes e barbilhões desenvolvidos. Nadadeiras dorsal e peitorais com raios indivisos pungentes, com serrilhas nas bordas. Nadadeira caudal bifurcada. O arranjo dos ossos na parte posterior da cabeça é distintivo para peixes Pimelodella. Processo supra-occipital estendendo-se até o escudo pré-dorsal. Fontanela craniana estendendo-se até a base do processo supra-occipital.
Indivíduos jovens podem ser confundidos com Imparfinis aff. minutus, por conta do perfil afilado do corpo e olhos grandes. Distinguem-se entre si pelo padrão de colorido, onde há uma faixa lateral escura nítida em Pimelodella aff. vitatta (vs. faixa lateral inconspícua nos lados do corpo em Imparfinis aff. minutus) e ainda pela presença de barras transversais nos flancos em Imparfinis aff. minutus (vs. dorso acizentado em Pimelodella).

Habitam rios e riachos de águas oxigenadas, e correnteza moderada a forte, entrando em atividade no horário crepuscular a noturno. O mandi corresponde a um bagre que explora o substrato com seus longos barbilhões sensoriais. Nos rios de tabuleiro se alimentam de larvas aquáticas de insetos, crustáceos e caracóis.

A espécie potencialmente nova Pimelodella aff. vitatta é a única representante do gênero Pimelodella da família Heptapteridae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email