Os Prochilodus Agassiz in Spix and Agassiz, 1829
Algumas características do gênero Prochilodus estão indicadas na figura acima.
Prochilodus abriga um conjunto de espécies de grande porte, de hábitos migradores, que povoam os grandes rios dos tabuleiros. Possuem o corpo prateado com dorso levemente mais escuro. Boca terminal com lábio superior espesso e duas séries de dentes finos e depressíveis implantados nos lábios.
Por serem peixes importantes na pesca comercial e de subsistência, duas outras espécies de Prochilodus foram introduzidas nos rios da floresta de tabuleiro. Com a entrada destas espécies, os estoques pesqueiros das nativas desta região foi entrando em declínio.
A Grumatã (Prochilodus vimboides), está ocorrendo em baixa frequência nos ambientes onde naturalmente ocorria no passado (MMA, 2018). Esta espécie, natural das drenagens costeiras da mata Atlântica, está sendo largamente substituída por espécies de outras bacias, como Prochilodus argenteus e ainda Prochilodus lineatus, encontrada apenas no baixo rio Doce e rio Barra seca. Prochilodus lineatus é de difícil distinção com relação a Prochilodus argenteus, e como não tem registros localizados, não foi considerada na presente avaliação.
O gênero Prochilodus é o único gêneros da família Prochilodontidae representante dos Characiformes nas regiões dos tabuleiros.
Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica encontramos duas espécies do gênero Prochilodus:: Prochilodus argenteus, Prochilodus hartii e Prochilodus vimboides