Scleromystax prionotos (Nijssen & Isbrücker, 1980)
Algumas características da espécie Scleromystax prionotos estão indicadas na figura acima.
Inclui peixes de focinho longo e afilado. Um dos ossos do topo central da cabeça, o supraoccipital, está em contato com a placa nucal nesses peixes. O espinho da nadadeira peitoral é ligeiramente mais curto, ou com o mesmo comprimento dos demais raios. O espinho da peitoral é anteriormente liso, e com 16 a 18 serrilhas longas no bordo posterior. A nadadeira caudal tem o colorido vermiculado, com riscos escuros irregularmente dispostos entre os raios.
Na floresta de tabuleiros habita córregos com águas transparentes, correnteza fraca e substrato de areia e pedrinhas. São peixes de hábito alimentar detritívoro, consumindo alimento fino particulado e microorganismos associados ao fundo.
Ocorre entre as bacias do rio Doce até o rio Santo Antônio, ao sul do Jequitinhonha. É encontrada nos pequenos corpos hídricos em biótopos específicos. Prefere águas oxigenadas, claras, levemente ácidas.
É a espécie mais comum de Callichthyidae nos rios de tabuleiros.
A espécie Scleromystax prionotos é a única representante do gênero Scleromystax da família Callichthyidae nas regiões dos tabuleiros.
.