Algumas características da família Synbranchidae são ilustradas na figura acima.
Os peixes da família Synbranchidae ocorrem em uma variedade de ambientes, incluindo riachos, e pântanos de águas escuras e acidificadas, ricas em matéria orgânica. Possuem órgãos respiratórios acessórios, que lhes permite respirar ar atmosférico e sobreviver em águas pouco oxigenadas (Favorito et al., 2005).
Estes peixes são facilmente reconhecidos pelo corpo alongado, com ausência de nadadeiras peitorais, pélvicas. As nadadeiras dorsal e anal são rudimentares, limitadas a uma dobra de pele contígua a caudal. As membranas branquiais são fusionadas entre si, em uma fenda única, funcionando como uma abertura branquial ventral. Possuem olhos pequenos cobertos por pele fina.
Por possuírem a aparência externa muito conservativa, a separação de espécies entre si é dificultosa, baseada principalmente em características associadas as vértebras, e o número de espécies reconhecidas em Synbranchus ainda está por ser definida (T. Roberts, com. pessoal). Na floresta de tabuleiro uma única espécie é reconhecida, .
A região dos tabuleiros da Mata Atlântica é habitada por peixes da família Synbranchidae, pertecentes a um único gênero: Synbranchus.