Os Astyanax Baird and Girard, 1854
Algumas características do gênero Astyanax estão indicadas nas figuras acima.
Os peixes Astyanax da Mata Atlântica de tabuleiros foram associadas aos complexos de espécies A. fasciatus, A. intermedius e A. lacustris, geograficamente muito representativos no norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia, mas taxonomicamente pouco compreendidos (Sarmento-Soares & Martins-Pinheiro, 2014).
Para estas espécies foram empregados os nomes:
- Astyanax aff. intermedius, uma espécie do grupo A. scabripinnis, com corpo baixo (29-35% no comprimento padrão) e poucos raios ramificados na nadadeira anal (20 a 23);
- Astyanax fasciatus, com corpo alto (35-39% no comprimento padrão) e proporcionalmente mais raios na nadadeira anal (23 a 25) e ainda
- Astyanax aff. lacustris, do grupo A. bimaculatus, com mancha umeral horizontalmente ovalada e osso maxilar desprovido de dentes.
Este grupo requer estudos mais detalhados para que possam ser resolvidas suas questões taxonômicas. Independente do nome empregado acreditamos que tais espécies possam ser regionalmente endêmicas, ocorrendo em diversas drenagens da mata atlântica de tabuleiros.
O gênero Astyanax e um dos oito gêneros da família Characidae representante dos Characiformes nas regiões dos tabuleiros.
Na região dos tabuleiros da Mata Atlântica se encontra uma espécie e dois morfotipos do gênero Astyanax: Astyanax fasciatus, Astyanax aff. intermedius e Astyanax aff. lacustris.