Caminhos agroecológicos do Rio de Janeiro: caderno de experiências agroecológicas
Organização e redação: Grupo de Trabalho de Construção do Conhecimento Agroecológico da Articulação de Agroecologia do RJ (Alexandre Gollo, Guilherme Strauch, Mônica Cox de Britto Pereira, e Thiago Michelini Barbosa).
Colaboradores: Paulo Petersen e Claudemar Mattos.
Editor: AS-PTA.
Co-editor: Pacs.
ISBN 978-85-87116-17-8
O processo que originou este livro pode ser comparado a uma troca de óculos. Mas não por que precisávamos de lentes de maior grau para
enxergar melhor o que antes víamos embaçado. Esses novos óculos seriam mais daqueles que utilizamos para assistir filmes 3D, pois eles
possibilitam a visualização de novas luzes, sombras e, igualmente importante, permitem que nos vejamos como participantes da realidade.
O fato mais significativo nessa “troca de óculos” foi que ela se deu como resultado de uma decisão coletiva, conjuntamente executada pelas organizações vinculadas à Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), que empreenderam o esforço de identificação e leitura de variadas expressões da Agroecologia no estado do Rio de Janeiro.
Para conduzirem esse exercício de reinterpretação do papel e do lugar da perspectiva agroecológica na agricultura fluminense, tomaram
como referência um conjunto amplo e diversificado de experiências sociais em curso nas várias regiões do estado. Em sua diversidade, essas experiências são rurais e urbanas, de produção e de consumo, agrícolas e não agrícolas. São protagonizadas por atores portadores das mais variadas identidades socioculturais (agricultores(as) familiares, assentados(as), quilombolas, caiçaras, agricultores(as) urbanos(as), consumidores(as), etc.) e afiliações institucionais (organizações e movimentos da agricultura familiar e da reforma agrária, ONGs, cooperativas de serviço e de consumo, instituições oficiais de ensino, de pesquisa e de extensão rural).
Caminhos agroecológicos do Rio de Janeiro: caderno de experiências agroecológicas / –1 .ed.– Rio de Janeiro, 2014. 249 p.