Tangerineira

Citrus reticulata


Nome Científico: Citrus reticulata
Nomes Populares: tangerina, mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, bergamota, clementina.
Origem: Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia (Índia, China e países vizinhos de climas subtropical e tropical úmido).
Etimologia: “Tangerina” vem de “laranja tangerina”, isto é, “laranja de Tânger”. “Bergamota” vem do turco begarmudi, “pera do príncipe”, através do italiano bergamotta ou do francês bergamotte.[6] “Mandarina” vem do castelhano mandarina. “Mexerica” possui origem no verbo mexericar, que, por sua vez, provêm de mexer. “Poncã” é derivação da palavra japonesa ponkan
Denominação regional: “Bergamota” ou “vergamota” são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.

Denominação regional: “Mexerica” é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná. No Espírito Santo faz-se distinção da mexerica (Citrus reticulata) da tangerina ou tangerina-verdadeira (Citrus tangerine), como ocorre na língua inglesa, onde a mexerica é uma mandarin orange e a tangerina é uma tangerine. No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina.
Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como “laranja-cravo”; no estado da Bahia conhecida como tangerina ou mexerica. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de “mimosa”. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade de tangerina é chamada “poncã”. Em Goiás e em São Paulo, “poncã” denomina apenas uma das variedades comerciais que tem a casca macia e solta dos gomos.

EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://pt.wikipedia.org


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *