O Programa de Reflorestamento da Cidade do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao longo dos seus 27 anos, passou por uma série de evoluções. Cada fase contribuiu para agregar conhecimentos práticos relativos à sua metodologia de trabalho, dentre os quais, a identificação das essências florestais com melhor desempenho, considerando a diversidade de ambientes em que o projeto atua.
O objetivo deste manual é apresentar as espécies que obtiveram um maior destaque pela sua resposta nos processos de recuperação da cidade e é dirigido aos profissionais e executores de plantios florestais, especialmente em encostas com características semelhantes às que ocorrem no Rio de Janeiro.
Trata-se de uma publicação contendo informações simplificadas, sendo bastante útil como um manual de campo, para rápida referência,
tornando-o uma importante ferramenta de trabalho para os técnicos e trabalhadores das equipes de reflorestamento da Prefeitura. Uma
peculiaridade deste material é o fato de ilustrar as espécies na forma de mudas, uma vez que muitas delas apresentam dimorfismo em sua fase jovem, dificultando a identificação.
Nesta segunda edição foram acrescidas 15 fichas, totalizando 54 espécies florestais nativas da Mata Atlântica, ilustradas com as respectivas classificações, zonas de ocorrência, informações ecológicas, usos, fenologia e características morfológicas que auxiliam na classificação das mudas.