Flamboyant

Delonix regia


Nome Científico: Delonix regia
Nomes Populares: Flamboyant, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa, Flamboaiã.
Família: Fabaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Origem: África, Madagascar
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. As folhas são bipinadas (recompostas) formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos oblongos e sésseis.

As inflorescências, em rácemos, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes, vermelhas ou alaranjadas. Cada flor apresenta cálice com 5 sépalas e corola de 5 pétalas, com longos estames. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera e verão. Ocorre ainda uma variedade de flamboyant chamada “Flavida”, que possui as flores completamente amarelas.1

Embora esteja ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental.O flamboyant, apesar de belo e ornamental, tem muitas limitações paisagísticas por conta de seu porte e vigor. Apesar de ser muito ornamental devido às suas belíssimas flores, seu uso na arborização urbana fica recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido à sua altura média de 7 a 10 m e a suas raízes muito superficiais e danosas, que destroem as calçadas ao seu redor.

Sinonímia: Poinciana regia Boj.; Caesalpinia regia;
Etimologia: “Flamboyant”, “flamboiaiã” e “flamboaiã” são oriundos do francês: “flamboyant”, que significa “flamejante” e suas flores “vermelho-fogo” destacam-se ao longe.
Características: Seu crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente.
Porte: Como ela pode atingir até doze metros de altura, ela foi literalmente proibida de ser plantada em locais com fiação aérea (ou seja, em quase todo o perímetro urbano).
Copa: A sua copa tem um formato largo (oblongo) e seu crescimento é relativamente rápido. bForma uma área sombreada enorme, que recobre a totalidade de seu próprio caule.
Folhas: Suas folhas são bipinadas, caducifólias, medem em média 30 a 60 cm de comprimento, hastes pecioladas e revestidas por pelos finos e curtos, recompostas com folíolos pequenos medindo de 1 a 1,5 cm de comprimento, oblongos, sésseis e caducos (decíduos), formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos .
Flores: Suas flores são majestosas e de cor vermelha-alaranjada ou amarelas. Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhas, e 5 sépalas.
Frutos: O seu fruto é do tipo vagem / legume, planos, lenhosos e grandes, de coloração castanho-escura. Se não forem retiradas, permanecem na árvore por mais de seis meses.
Sementes: A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm) e sua coloração é castanho-clara.
Raízes: As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica.2
EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.jardineiro.net
2https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *