Fernando Rabelo

Agroflorestor sintrópico do CEPEAS (Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica). Ligado as propostas de Ernst detalhou o trabalho realizado pelo CEPEAS. Conhece bem os desafios que temos com relação à legislação ambiental do país, dos aspectos financeiros, da sua visão do real lugar do Agricultor, do desenvolvimento das máquinas necessárias para o plantio e manejo em escala.

 

Print Friendly, PDF & Email

3 pensou em “Fernando Rabelo

  1. Boa tarde! Sou da área rural de Pirenópolis-Go,estou fazendo um curso hoje aqui na Coepi,cara sou sua fã, gratidão pelo aprendizado.🌾🌻

  2. Bom dia amigo,com grande satisfação acompanho seu trabalho, gostaria de te encontrar pessoalmente, estou sabendo que você virá ao sul de Minas em novembro de 2022, sendo assim queria saber se você tem disponibilidade de vir a Machado, uns 100 km de São Tomé sentido sul Poços de Caldas, para visitar o Sitio Du Tileco, no qual a 24 anos desenvolvo agricultura natural e agroflorestal sintrópica, porem implantei arvores nativas, ornamentais e frutíferas, sem um conhecimento correto dos estratos e das sucessões do sistema e sem entender das dinâmica das podas. A área uma lavoura de café de 10 ha, muito produtiva e convencional, em março de 1998, cortei todo e qualquer insumo externo, foi quando me certifiquei como café orgânico, mas por convicção própria, parti para o natural, neste mesmo ano participei de uma curso no sitio duas cachoeiras, em Amparo SP, e conheci o Ernest G”ostch, a partir daqui, você sabe , comecei a plantar árvores e participar de cursos com o Ernest na região, mas não consegui entender os manejos e podas a serem feitas e o seu tempo, com isso a árvores cresceram e hoje tenho uma floresta com frutas, madeira , e logo no inicio percebi que as árvores que brotam sozinhas desenvolviam muito melhor que as que tinha plantado, a partir daí, deixei o sistema livre fazendo apenas manejos localizados e esporádicos devido a falta de recursos e de entendimento.
    Passei por muitos desafios neste tempo , mas nunca desisti do meu sonho, penso que o espaço seria muito interessante para você , como mestre da Agricultura Sintrópica ,( na qual eu sou adepto e venho estudando), dar um parecer, pois acho que ali reside um laboratório vivo, que precisa de um caminho seu e do Ernst, para fazer um centro de pesquisa, ou mesmo uma escola de Agricultura Sintrópica, dentro do bioma Mata Atlântica.
    Penso que com a seu aval e do Ernest, poderemos desevolver uma escola projeto, onde o parceiro, estuda e trabalha e participa da produção durante o período dos seus estudos, passando a área para o próximo aluno após o término dos estudos. E com um percetagem das vendas dos produtos do projeto para o Ernst e você, e quem mais for os tutores do projeto.
    Obrigado pela atenção, mesmo se não for possível desta vez , quero que você analise com carinho esta idéia, pois sinto que somos muito parecidos , na forma de pensar e agir, muito obrigado,grande abaço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *