Com base nos ensinamentos de Ernst Gotsch, um brasileiro suíço que nos últimos 30 anos desenvolveu um método de agricultura que produz uma abundância de culturas agrícolas e regenera ecossistemas degradados.
A palavra ‘Sintropia’ em um conceito de agrossilvicultura que se refere a “crescente complexidade” ou biodiversidade dentro do sistema.
A Agricultura Sintrópica é uma abordagem inovadora da agricultura regenerativa que nos permite criar ecossistemas dinâmicos, sucessionais e economicamente viáveis que restauram a biodiversidade degradada do solo. Ao entender e respeitar o complexo sistema da natureza, a Syntropic Farming imita a regeneração natural das florestas e fornece uma integração harmoniosa de nossos sistemas de produção de alimentos.
A agricultura sintrópica é um sistema que produz sua própria matéria orgânica através da prática de poda, que aumenta continuamente os recursos, aumentando a atividade das raízes e incentivando uma maior taxa de fotossíntese. Esses resultados são sistemas abundantes que produzem solos saudáveis, colheitas lucrativas, sequestram carbono, regeneram o ecossistema e não requerem insumos externos de longo prazo.
O resultado é um método agroflorestal adaptável, com biodiversidade e economicamente viável, que fornece mudanças benéficas no microclima, apoiando movimentos globais que podem reverter as mudanças climáticas, reverter a degradação do solo e reparar os ecossistemas danificados.