Mangueira

Mangifera indica


Nome Científico: Mangifera indica
Nomes Populares: Manga, manguita, manguinha, Mangueira
Família: Anacardiaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
Origem: Índia e sudeste da Ásia.
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A manga é o fruto da mangueira, uma árvore longeva, de copa densa, perene e muito frondosa, que pode alcançar 30 metros de altura. Seu tronco é largo, e apresenta casca escura, rugosa e látex resinoso. As folhas são coriáceas, lanceoladas, com 15 a 35 cm de comprimento. Avermelhadas quando jovens e verdes com nervuras amarelas quando maduras. De floração abundante e ornamental, a mangueira apresenta inflorescências paniculadas e terminais, com flores pequenas e polígamas.

As mangas são frutos muito bonitos, perfumados, do tipo drupa, de formato ovóide-oblongo, mais ou menos alongado, de acordo com a variedade. Sua casca é fina, porém resistente, e pode apresentar cores diversas entre o verde, vermelho, rosa, amarelo ou laranja, com ou sem manchas pretas. A polpa é originalmente fibrosa, suculenta, de coloração amarela ou alaranjada. No entanto, com o melhoramento genético, frutas menos fibrosas, mais doces e aromáticas já estão largamente disponíveis. Sua polpa pode ser consumida in natura, em sucos, doces ou “chutney”, sendo rica em vitamina A. O fruto apresenta uma única semente, grande e fibrosa..1.



Características morfológicas: As folhas são grandes. Suas flores são pequenas e rosadas, hermafroditas ou unissexuais. Os frutos têm formato oval com coloração verde ou vermelho, com manchas amarelas ou vice-versa. Polpa amarela cheia de fibras, sabor doce, quando maduro.
Cultivo: Esta espécie propaga-se por sementes, tem crescimento rápido e adapta-se melhor as áreas que possuem estações secas e chuvas bem definidas, com temperatura em torno de 20-26 graus e de baixa umidade.
Período de florescimento e frutificação: Floresce nos meses de inverno. Frutifica no período da primavera ao verão.
Utilidades econômicas: Pode ser consumida “in natura” ou transformada em diferentes produtos como: geleias, sucos, doces, sorvete, etc. Pode ser utilizada como planta ornamental principalmente de forma isolada em locais gramados onde seus frutos possam cair livremente sem prejuízos.
Propriedades medicinais: É antioxidante, antialérgica, anti-inflamatória, anti-diabética, antiviral, antifúngica, antibactericida e antiparasítica.
No Horto: Existem seis indivíduos, sendo que alguns estão morrendo pela ” seca da mangueira” causada por um fungo de solo que é disseminado por um besouro chamado broca-da-mangueira.2



As mangueiras necessitam de calor e períodos secos para poderem produzir bons frutos. É a maior árvore frutífera do mundo, capaz de chegar a 100 metros. A manga ocupa o quinto lugar entre os frutos tropicais no mercado internacional; os quatro primeiros são banana, citros, abacaxi e castanha de caju (GALAN, 1993). Até o presente momento, 94 países são produtores de manga, sendo uma das culturas mais realizadas no mundo (SCHAFFER et al., 1994).
Sinonímia: Mangifera austroyunnanensis Hu;
Outros idiomas: Mango [inglês]
Características: As mangueiras são grandes e frondosas árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Entre as variedades de manga mais comuns e comercializadas no mercado interno estão bourbon, coração de boi, keit, haden, adam, extrema e outras mais rústicas, como carlota, espada, coquinho e rosinha, além de diversas conhecidas regionalmente. Tommy atkins e palmer são consideradas as melhores para exportação.
Caule: Seu tronco é largo, e apresenta casca escura, rugosa e látex resinoso.
Folhas: Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura. Avermelhadas quando jovens e verdes com nervuras amarelas quando maduras.
Flores: As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas pequenas e polígamas nas extremidades dos ramos. As inflorescências da mangueira apresentam flores masculinas e hermafroditas, na proporção de 2:1, com predominância das primeiras na base da panícula. A antese é diurna, assincrônica, com liberação de forte odor adocicado. As flores apresentam dicogamia, caracterizada pela deiscência das anteras 24h após a antese. A produção de néctar é contínua e em pequenas quantidades, em média 0,045 µL por flor.
Frutos: As mangas são frutos muito bonitos, perfumados, do tipo drupa, de formato ovóide-oblongo, mais ou menos alongado, de acordo com a variedade. Sua casca é fina, porém resistente, e pode apresentar cores diversas entre o verde, vermelho, rosa, amarelo ou laranja, com ou sem manchas pretas. A polpa é originalmente fibrosa, suculenta, de coloração amarela ou alaranjada.
Sementes: O fruto apresenta uma única semente, grande e fibrosa.3



EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.jardineiro.net/
2http://museunacional.ufrj.br
3https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *