Cajá-manga

Spondias dulcis


Nome popular: Cajá-manga
Nome científico: Spondias dulcis
Exigência por fertilidade:
Ciclo de vida:
Estrato:
Boa produtora de biomassa:
Alimento humano:
Atração de fauna e polinizadores:
Forrageira:
Potencial madeireiro:
Potencial Medicinal:
Potencial de renda e mercado:
Ocorrência predominante/ bioma indicado:


Nome Científico: Spondias dulcis
Nomes Populares: Cajá, Cajá-manga, Cajámanga, Cajarana, Taberebá-do-sertão, Cajá-anão, Ambarella
Família: Anacardiaceae
Os frutos de cajá são doces e de paladar extremamente agradável. Podem ser comidos maduros; ou verdes, com um pouco de sal. Interessante o fato de que esta espécie não consta no livro “Frutas Brasileiras – Exóticas e Cultivadas”, do Lorenzi.
Sinonímia: Chrysomelon pomiferum G.Forst. ex A.Gray; Cytheraea dulcis (Parkinson) Wight & Arn.; Evia acida Blume; Evia dulcis (Parkinson) Comm. ex Blume; Evia dulcis (Parkinson) Kosterm.; Poupartia dulcis (Parkinson) Blume e Spondias cytherea Sonn.
Etimologia: “Cajá” vem do tupi aka?yá; “Cajarana” também vem do tupi, significando “o que se parece com o cajá” e “Taperebá” vem do tupi taperei?iwa.
Características: Seus ramos são relativamente frágeis e ventos fortes os partem com facilidade.
Porte: Em média 9 a 12 metros de altura, mas em seu habitat natural, atinge alturas maiores.
Caule: Casca superficialmente fissurada, de coloração acinzentada a marrom-avermelhada.
Folhas: Suas folhas são compostas, tem de 11 a 13 folíolos, lisos, brilhantes de coloração verde claro quando novas e mais escuras quando mais antigas. No outono ficam amarelas e no inverno perde todas suas folhas.
Flores: Suas folhas são compostas, tem de 11 a 13 folíolos, lisos, brilhantes de coloração verde claro quando novas e mais escuras quando mais antigas. No outono ficam amarelas e no inverno perde todas suas folhas.
Frutos: Comestíveis, com casca de coloração amarelo-ouro ou pardacenta, com um grande caroço no centro da polpa que tem cor amarelo-alaranjada, quando maduro apresenta um sabor agridoce e levemente ácido. O ponto ideal de colheita é quando começam a cair do pé e nesse grau de maturação já estão com a polpa mais mole e podem ser usados na preparação de sucos, geléias e batidas e apesar da polpa ácida também podem ser consumidos ao natural.O fruto tem formato cilíndrico, com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro, podendo pesar até 380 g. É um fruto de casca lisa e fina, que possui coloração verde quando imaturo e amarela brilhante, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando maduro, com endocarpo revestido de espinhos (macios) irregulares. É uma fruta rica em fibras.
Sementes: Uma por fruto.1

EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

Um comentário em “Cajá-manga

  1. tenho dois pes de caja manga no meu quintal nos ultimos anos nao consigo mais colher frutos sadios devido uma doenca que comeca com uma minuscula pinta treta na superfice inferior do fruto que aumentando ate que ele cai por favor me ajuda como combater esta doença ou praga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *