Chapéu-de-napoleão

Thevetia peruviana


Nome Científico: Thevetia peruviana
Nomes Populares: Chapéu-de-napoleão, Acaimirim, Auaí-guaçu, Cerbera, Noz-de-cobra, Aguaí.
Família: Apocynaceae
Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
O chapéu-de-napoleão é uma planta arbustiva, de textura lenhosa, e folhagem e floração decorativas. O caule é ramificado, com casca cinzenta e seiva leitosa, muito tóxica. As folhas têm formato linear a lanceolado, são coriáceas, brilhantes, glabras e alternas, com pecíolos curtos e nervura central bem marcada, de tonalidade mais clara. As flores são muito bonitas, tubulares, perfumadas, de coloração laranja ou amarela. Os frutos são do tipo drupa e muito atrativos, de formato subgloboso, como uma castanha, com duas a quatro sementes grandes e venenosas. Ocorrem ainda variedades de flores brancas ou róseas.

Com podas de formação, o chapéu-de-napoleão adquire forma compacta, e presta-se como arbusto isolado, em pequenos grupos ou como cerca-viva. Apesar de ser arbustivo, pode ser conduzido como arvoreta, com caule único e porte de 3 a 4 metros. Desta forma presta-se para pequenos espaços como calçadas estreitas e pátios residenciais. Também pode ser plantado em vasos. Devido a grande toxicidade, o chapéu-de-napoleão não deve ser utilizados em áreas freqüentadas por crianças ou animais domésticos. A ingestão de qualquer parte da planta provoca intoxicações com sintomas semelhante à intoxicação por Espirradeira (Nerium oleander), que vão desde vômitos, salivação, queimaduras na pele e mucosas, até a morte, por parada cardíaca.1

Quem tem facilidade para um mau jeito deve ter sempre duas sementes de Chapeu-de-napoleão (Thevetia neriifolia), também chamada aguaí, um macho e uma fêmea, no bolso. Pode ser no mesmo bolso. Também é bom contra reumatismo.Cuidado para que crianças não as peguem porque são venenosas. Para saber diferenciar as sementes, coloque-as em um copo d?água. A que afundar é macho, a que flutuar, fêmea. Ou observe a risca da semente. A do macho fica bem no meio e a fêmea, entre o meio e a ponta. É importante tocar nas sementes nos bolsos, para que elas entrem em contato com a pele.
É uma planta arbustiva ornamental de belas e vistosas flores, é originária das Américas Central e do Sul e tem sido utilizada como planta ornamental em todo o mundo tropical e temperado, e no Brasil, mais especificamente no Sudeste.
Também é utilizada na medicina oriental há vários séculos para o tratamento de afecções cardíacas. [3]
Sinonímia: Thevetia peruviana (Pers.) Schum;
Outros idiomas: Be-still-tree, lucky nut e yellow oleander (inglês); campanilla, castaneto, caruache, lechero (espanhol); noix serpent (francês);
Folhas: Possui folhas alternas, curto-pecioladas, coriáceas, inteiras, lanceoladas, com ápice acuminado, bordos revolutos.
Flores: Amarelas, vistosas e perfumadas, dispostas em cimeiras terminais.
Frutos: Drupas carnosas, pêndulos, triangulares, achatados, de cor roxo-negra quando maduros, contendo duas sementes grandes, trigonas, revestidas por endocarpo duro.2

EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em


Fontes:
1https://www.jardineiro.net/
2https://www.tudosobreplantas.com.br


Print Friendly, PDF & Email

1 pensou em “Chapéu-de-napoleão

  1. Olá, bom dia.
    Tenho um plantado na calçada em frente de casa. Nós últimos dias, tem feito muito calor, e, ele está cheio de sementes e as folhas secaram quase 50% do total.
    Será que, é algum fungo ou secaram por causa do calor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *