Cafeeiro


Nome popular: Cafeeiro
Nome científico: Coffea spp
Exigência por fertilidade: alta
Ciclo de vida: perene
Estrato: baixo
Boa produtora de biomassa: não
Alimento humano: sim
Atração de fauna e polinizadores: sim
Forrageira: não
Potencial madeireiro: não
Potencial Medicinal: sim
Potencial de renda e mercado: sim
Ocorrência predominante/ bioma indicado: Cerrado


O café pertence à família das rubiáceas, a mesma família botânica a qual pertencem plantas como a gardênia (Gardenia jasminoides), a poaia ou ipecacuanha (Cephaelis sp.) e a quina (Chinchona sp.). Como o nome de sua família indica, uma de suas características mais visíveis são seus frutos, que se tornam geralmente vermelhos quando maduros, assemelhando-se a rubis. As duas espécies mais conhecidas são a Coffea arabica e a Coffea canephora, conhecida como café conilon ou robusto. O café arábica apresenta flores totalmente brancas e sementes claras, enquanto que o café conilon apresenta flores bicolores (faixas brancas e marrons) e sementes marrons.

A planta do café, o cafeeiro, é um arbusto originário das terras altas etíopes. Atualmente, no entanto, é cultivado em toda a região tropical do planeta.

O café moca é uma modalidade de café que apresenta somente uma semente por fruto, ao contrário do café comum, que apresenta geralmente dois grãos por fruto.

O fruto do cafeeiro possue uma polpa adocicada e comestível. O exterior do fruto é inicialmente verde, podendo tornar-se amarelo ou vermelho quando maduro.1


M4031M-4208


Referências:
1https://pt.wikibooks.org/wiki/Caf%C3%A9/A_planta

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *