Nome popular: Chichá-do-cerrado
Nome científico: Sterculia striata
Exigência por fertilidade:
Ciclo de vida:
Estrato:
Boa produtora de biomassa:
Alimento humano:
Atração de fauna e polinizadores:
Forrageira:
Potencial madeireiro:
Potencial Medicinal:
Potencial de renda e mercado:
Ocorrência predominante/ bioma indicado:
Nome cientifico: Sterculia striata
Família: Malvaceae
Nomes populares: Chichá, Amendoim de macaco,
Onde é encontrada: Encontrada com pouca freqüência em estado nativo nesta região, porem vista em paisagismo urbano.
Características: Árvore de médio a grande porte, 8 a 18 metros de altura. Com porte ereto e copa alta. Folhas lobadas 3 a 5, um pouco ásperas, 25 cm. Floração em cacho de flores pequenas, creme avermelhada. Fruto composto de 3 a 5 cápsulas que se abrem liberando sementes pretas redondas de 1 a 2 cm. Germinação fácil, mas as mudas são frágeis devido ao crescimento rápido e caule pouco resistente.
Utilidades: Muito apropriada para o paisagismo pela sua beleza. Os frutos vermelhos são usados em decoração e na confecção de utensílios domésticos. As sementes são comestíveis e procuradas pela fauna. Existem outros tipos de Sterculia bem parecidos. Alguns deles tem um odor muito desagradável quando em flor.
Época de floração e frutificação: Floresce em Maio a Junho. Frutos maduros em Outubro a Dezembro.strong>1
Sterculia striata é uma árvore da subfamília Sterculioideae (Malvaceae). Também conhecida como chichá-do-cerrado, pau-rei, amendoim-de-macaco, sapucaia, castanha-de-macaco, mendubi-guaçu (MT), arachachá (MG), castanheiro-do-mato.
Altura de 8–15 m, com tronco de 40 cm de diâmetro. Ocorre na região amazônia até São Paulo e Rio de Janeiro, de madeira pesada e pouco resistente. Produz anualmente frutos avermelhados que se abrem e contém castanhas, que são consumidas pelo homem e pela fauna. Planta pioneira de rápido crescimento e tolerante a terrenos secos e pedregosos.2
EXEMPLAR PLANTADO NO CÓRREGO:
Foto em
Fonte:
1https://www.arvores.brasil.nom.br/new/chicha/index.htm
2